Explicação toponímica

Em tempos que já lá vão, Aldeia Viçosa foi Vila de Santa Maria de Porco e, posteriormente, Aldeia de Porco. Adquiriu a actual designação toponímica em 25 de Janeiro de 1939.

Através de um estudo arqueológico levado a efeito pela Câmara Municipal da Guarda, fica comprovado que antes de ser Porco, terá sido nos seus primórdios o Povoado da Pedra Aguda. Não sabemos como foi feita a transição toponímica.

Consta que as designações relativas a Porco derivam da intensa caça levada a efeito ao principal inimigo das culturas na região, o porco selvagem (javali). Esta caça era considerada como uma autêntica guerra, da qual permanece um manifesto simbólico esculpido no granito. Trata-se de uma figura constituída pelo escudo e capacete de protecção, sobre o qual se encontra o porco selvagem, em forma de crista. Algumas lendas colocam, inclusive, o Rei Dom Dinis em caçadas por esta zona, terá sido o próprio a mandar construir o monumento (não documentadas).

Não se sabe desde há quanto tempo a freguesia tinha esta designação. Existe um documento datado de 1268, sob reinado de D. Sancho II (tio de D. Dinis), redigido por Dom Egas, Bispo de Viseu, em que é concedido um foro em “Santa Maria de Porco – Vila de Porco”. Este símbolo ficou, sem dúvida, como aquele que mais se identifica com a Freguesia e que se traduz na simbologia mais antiga.

Já no século XX, a freguesia adquiriu a toponímia que ainda hoje conhece. Em 25 de Janeiro de 1939,    José Almeida Tonico    (o mesmo que fundou a JOALTO), Presidente da Junta de Freguesia na época, tomou todas as diligências para a alteração. Isto aconteceu porque o Sr. Tonico era vendedor de azeite e que na sua carrinha se lia o seguinte: “Vende-se Azeite” “Porco” (o nome da localidade). Esta associação era de facto imprópria para o negócio. Assim, o Presidente da Junta conseguiu (diz-se que com árduo trabalho) alterar o nome para o actual Aldeia Viçosa.

Luís Prata 2013

Decreto Lei - Mudança do nome
Descubra quem foi José de Almeida Tonico em: joalto.pdf (200270)
https://www.youtube.com/watch?v=5jThvLAPNPU - reportagem sobre a comemoração dos 70 anos da mudança de toponímia.
Foral de santa maria de porco.pdf (395270)

(publicado em "O Jornal de Aldeia Viçosa - n.º 2 - 2012)

Galeria de Fotos: Explicação toponímica